O Flamengo possui nada mais nada menos do que a maior torcida do mundo. Como se isso não bastasse, é uma fábrica de craques, maior detentor de títulos brasileiros e campeão mundial. Amado ou odiado, não existe meio termo, o Flamengo faz parte da vida de todos os brasileiros, para felicidade de alguns e desespero de outros.
A união da torcida e títulos se dá através de times que carregam nomes de peso como Zico, Júnior, Leandro, Dida, Domingos, Zizinho, Romário e Leônidas. Isso só para citar alguns, já que praticamente todo grande craque brasileiro já vestiu a camisa do Flamengo. Total de visitas: 44549
|
Rebaixamento
Rebaixado? Veja times que já caíram à Série B.
Flamengo, Vasco, Cruzeiro e Internacional e são os únicos times que estiveram presentes em todos os Campeonatos Brasileiros da Série A.
Santos e São Paulo nunca foram rebaixados, mas boicotaram o campeonato de 1979, que contou com 94 participantes, criticando a maratona de jogos.
Desta forma, São Paulo e Santos participaram 37 vezes da Série A. Também ficaram fora apenas uma vez da elite Atlético Mineiro e Botafogo, rebaixados nos anos de 2005 e 2002, respectivamente.
Com 36 participações estão Grêmio, Fluminense, Palmeiras e Corinthians. Este último foi rebaixado pela primeira vez em 2007, mas também boicotou o Brasileirão de 1979. O Corinthians também não competiu na elite em 1981, numa época em que a vaga era garantida através dos Campeonatos Estaduais.
No início dos anos 80, 13 estados contavam na competição nacional apenas com seus campeões, outros sete eram representados pelo campeão e pelo vice - São Paulo tinha os seis mais bem colocados no estadual e o Rio de Janeiro, os cinco primeiros.
Por isso, o Palmeiras, que foi rebaixado apenas em 2002, ficou fora duas vezes da Série A. Antes, só havia disputado a Segunda Divisão em 1981, pelo mesmo motivo do Corinthians.
POLÊMICAS
Virada de mesa de Vasco, Botafogo, Fluminense, Santos e Grêmio.
Santos e Vasco, por pouco, não ficaram fora dos Campeonatos de 1983 e 1984, respectivamente. O Santos, oitavo colocado do Paulistão de 1982, e o Vasco, nono no Estadual do Rio de 1983, foram convidados pela CBF, em razão do aproveitamento nas edições anteriores.
O atual sistema de acesso e descenso no Campeonato Brasileiro foi implantado em 1988. Em alguns casos, devido à mudança de regulamento, nem sempre as equipes rebaixadas disputaram a Série B no ano seguinte, como foi o caso do Fluminense em 1996, por exemplo.
No entanto, o Fluminense caiu novamente em 1997 e foi parar na Terceira Divisão em 1999. Com a criação da Copa João Havelange, em 2000, o Tricolor das Laranjeiras subiu diretamente da Terceira para a Primeira Divisão.
Atlético Mineiro e Botafogo, último e penúltimo colocados, respectivamente, na edição de 1993, não caíram para a Segunda Divisão, já que o regulamento “protegia” 16 grandes, a pedido do Clube dos 13.
O Corinthians em 1987 no Campeonato Brasileiro série A (Copa União modulo amarelo), mesmo ficando em ultimo não caiu. E em 2000 no Brasileirão série A (Copa João Havelange) o time mesmo ficando na vice-lanterna, não caiu também, pois estes campeonatos não previa descenso.
O Botafogo, em 1999, foi salvo pelos pontos conquistados no Tribunal (em partida contra o São Paulo, o atacante Sandro Hiroshi foi flagrado no exame antidoping). Caso contrário, o clube da Estrela Solitária terminaria o Campeonato Brasileiro na zona de rebaixamento.
O Grêmio, antes do rebaixamento de 2004, caiu em 1991 e terminou a Série B de 1992 na 11ª colocação. No entanto, foi beneficiado pela mudança do regulamento e disputou a Primeira Divisão em 1993. Apedido do Clube dos 13, os 12 mais bem colocados da Segundona de 1992 foram promovidos.
Na verdade tirando as viradas de mesa e as mudanças de regulamento durante e após o campeonato que classificaria o clube de fato para série A, apenas Flamengo, São Paulo, Cruzeiro e Internacional nunca foram rebaixados de fato.
https://noticias.click21.com.br/artigo_78445.html
|
|